A Lhoist e a Prefeitura de Arcos firmaram um importante acordo que marca a instalação da Fundação Dirce Figueiredo na cidade. A iniciativa, que representa um marco no compromisso da empresa com o desenvolvimento social, cultural e educacional da região, tem foco especial em crianças, jovens e educadores.
Com 18 anos de atuação em Minas Gerais, a Fundação Dirce Figueiredo promove projetos que enaltecem a cultura por meio da música e chega a Arcos com uma proposta inovadora de impacto social. Atuando como um espaço de transformação, a instituição oferecerá atividades culturais, artísticas e educacionais gratuitas, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes e preparados para o futuro.
Capacitação de professores marca início das atividades da Fundação
A estreia das atividades da Fundação em Arcos ocorreu nos dias 18 e 19 de dezembro, com a realização da Oficina Artes Integradas na Escola. O evento, patrocinado pela Lhoist, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, reuniu 110 professores da rede municipal no auditório do IFMG. A oficina focou na capacitação de educadores para o uso de teatro, música e jogos tradicionais como ferramentas pedagógicas, alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
“Estamos honrados em trazer a Fundação Dirce Figueiredo para Arcos. Esta parceria representa um importante avanço para a cidade, que agora contará com a música e as artes como instrumentos de transformação social e desenvolvimento. Por meio dessa iniciativa, os alunos terão a oportunidade de vivenciar a música clássica e outras linguagens artísticas, fortalecendo o vínculo com a nossa comunidade”, afirmou Eduardo Amaral, gerente geral da Lhoist em Arcos.
Para o diretor artístico da Fundação, Reginaldo Santos, a chegada à cidade reforça a missão de promover o desenvolvimento social por meio da educação e da cultura. “Acreditamos que a arte tem o poder de transformar vidas e fortalecer comunidades, e estamos entusiasmados em começar esse trabalho em Arcos”, destacou.
Eduardo Amaral também ressaltou a importância da oficina para a valorização dos professores e da educação local. “Estamos orgulhosos em apoiar iniciativas que promovam a educação e a cultura, pilares fundamentais para o progresso das comunidades onde atuamos. Este projeto é uma demonstração clara de como as parcerias podem transformar a realidade local, e estamos ansiosos pelos resultados que essa ação trará para os professores e alunos de Arcos”, concluiu.
Com essa iniciativa, a Lhoist reafirma seu compromisso com o desenvolvimento social e cultural da região, promovendo, junto à Fundação Dirce Figueiredo, uma transformação duradoura por meio da arte e da educação.
Sobre a Lhoist
Com mais de 130 anos de história, a Lhoist é uma empresa global que se dedica à produção de cal e minerais, oferecendo soluções essenciais em uma variedade de indústrias, desde a siderurgia até a agricultura. A companhia está comprometida com a inovação contínua e a sustentabilidade, contribuindo para o desenvolvimento econômico e a preservação ambiental. No Brasil, está presente há 20 anos nos estados de Minas Gerais, Goiás, Espírito Santo e Rio de Janeiro.
Sobre a Fundação Dirce Figueiredo
A Fundação Dirce Figueiredo é uma instituição que se dedica à música, à cultura e à educação, visando contribuir para a transformação e valorização da vida das pessoas. A instituição foi criada em 2006, em Matozinhos, e em 2024 ganhou duas novas filiais, localizadas em São José da Lapa e Arcos. Com o patrocínio da Lhoist, por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, a Fundação tem como objetivo atender as demandas culturais e sociais da região. Uma das principais realizações da instituição é o Projeto Orquestra Amare que vai além dos palcos, promovendo projetos educativos e sociais, levando a música às comunidades e oferecendo oportunidades de desenvolvimento musical à nova geração de talentos.