Efeitos da queda na arrecadação municipal
Cortes de benefícios para servidores municipais contratados e obras adiadas
Na última edição, o CCO noticiou que Arcos perdeu mais de R$1,2 milhão em arrecadação líquida no primeiro semestre de 2017, em comparação ao primeiro semestre de 2016. Segundo o secretário municipal de Fazenda, Ivan Fontes, algumas obras que o prefeito iria priorizar neste ano não poderão ser realizadas.
Dentre elas está a revitalização da BR354 na entrada da cidade. A queda na arrecadação municipal também é a justificativa para cortes de horas extras e 1/3 (sobre salário base), no caso de servidores contratados, inclusive ocupantes de cargos comissionados. Atualmente a folha de pagamento abrange 51% do orçamento, que é o limite.
Santa Casa de Arcos é ‘beneficente’, de acordo com o estatuto, mas só atende de graça quando há urgência
A Santa Casa de Arcos foi fundada há 77 anos. O prédio foi construído com a ajuda de moradores da cidade, no terreno doado por Rita de Cássia Castro. A instituição é conveniada ao SUS (Sistema Único de Saúde), para internações, e recebe doações diretas da população e subvenção da Prefeitura para ajudar a suprir o déficit do SUS. Também presta atendimentos particulares e para quem tem plano de saúde (conveniados). Embora seja “uma associação beneficente, caritativa e de assistência social”, não realiza atendimentos gratuitos. A justificativa é a situação financeira. Mas, segundo o gerente, em casos urgentes o atendimento gratuito não é negado.
Parceiros comemoram o sucesso do 2º Festival Gastronômico e Cultural de Arcos
O Festival Gastronômico e Cultural de Arcos marca a história da Associação Comercial e Empresarial de Arcos (ACE) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). A segunda edição do evento aconteceu neste mês e foi um sucesso, segundo os parceiros e participantes. Os jurados avaliaram os pratos, o atendimento e o garçom de cada estabelecimento. O melhor prato é da Adore Comidaria.
7 de setembro em Arcos será comemorado com o 1° Sarau da Independência
Neste ano, em substituição ao tradicional desfile cívico em comemoração ao 7 de setembro (Dia da Independência do Brasil), a Secretaria Municipal de Educação e diretores de todas as escolas das redes pública e privada de Arcos irão realizar o primeiro “Sarau da Independência”. O evento contará com apresentações de música, dança e arte, na praça Floriano Peixoto, a partir das 17 horas.
IPTU em Arcos está defasado em 700%, segundo secretário de Fazenda
O IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) 2017 em Arcos foi reajustado em quase 10%. O secretário municipal de Fazenda, Ivan Fontes, alega que a taxa do imposto estava “muito barata” e estaria defasada em aproximadamente 700%. Ele afirma que há 20 anos não se reajusta o valor. “Se eu fosse reajustando de lá pra cá, eu chegaria a 700% de defasagem. Mas não vou fazer isso em hipótese nenhuma. É só pra eu ter uma noção de quanto o Município perdeu com essa arrecadação”, explica.