A cidade de Belo Horizonte e os municípios da região metropolitana podem ser atingidos, nesta sexta-feira (24), pela pior chuva de todo o ano. Dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) apontam para uma expectativa de que o volume de água a cair sobre a região ultrapasse 100 mm.
Historicamente, chove cerca de 320mm ao longo de todo o mês de janeiro. Ou seja, cumprida a expectativa, terá chovido então aproximadamente 1/3 do esperado para todo o mês em apenas um dia.
O número acende o alerta. Isto, pois, no último domingo (19) estavam previstas intensas pancadas de chuva com volume entre 30 e 50mm. No entanto, em apenas duas horas e vinte minutos choveu mais de 100mm em inúmeras regiões da capital mineira.
Não à toa, inúmeros pontos de transbordamento de córregos e enchentes foram registrados em Belo Horizonte, sendo o pior deles na avenida Tereza Cristina, se estendendo até Contagem, na região metropolitana. A via, uma das principais dos dois municípios, se transformou em rio. Moradores da região observaram seus objetos pessoais e bens materiais sendo levados pela força das águas e tomados por lama. Situação igualmente trágica aconteceu na Vila Barraginha, em Contagem.
Sendo janeiro um mês tradicionalmente chuvoso em Minas Gerais, é possível que este específico período em 2020 ultrapasse as médias históricas. Em oito das nove regionais de BH, até 19 de janeiro, o acumulado de chuvas já havia ultrapassado a média climatológica do mês - 329,1mm.
De todas as regiões da cidade, as mais atingidas são a Centro-Sul (onde o volume de chuva ultrapassou em 157% a média histórica), Oeste (154% acima do esperado) e Noroeste.
O alto volume de chuvas, inclusive, justifica algumas das medidas preventivas adotadas pela Defesa Civil do município como estratégia para evitar tragédias com perdas humanas. Entre elas está o fechamento preventivo de vias que podem ser inundadas, entre elas a própria avenida Tereza Cristina, como também a avenida Vilarinho, em Venda Nova.
Ainda na manhã desta terça-feira (21), o órgão alertou para a possibilidade de tempestades intensas em Belo Horizonte. Aviso publicado aponta que poderá chover 150mm, em média, entre esta terça e a noite de sábado (25).
Assim, foi expedida ainda uma lista de recomendações a serem seguidas por moradores da cidade. Entre elas está: evitar áreas de inundação e não trafegar em ruas sujeitas a alagamentos ou próximas a córregos e ribeirões no momento mais intenso da tempestade. As pessoas também devem evitar estacionar debaixo de árvores ou atravessar ruas alagadas.
Fonte: O Tempo